200 jovens portugueses pelo mundo Notícia

A edição 24 do INOV Contacto, programa de estágios internacionais coordenado pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e apoiado pela União Europeia, arranca já no dia 27 de Janeiro para 200 jovens prontos a aceitar o desafio de estagiar em qualquer parte do mundo, num destino desconhecido e numa entidade ou empresa de reconhecido interesse e mérito para Portugal.
Dirigido a candidatos com formação superior que tenham motivação para desenvolver uma carreira internacional, o programa terá início com o «Seminário de Acolhimento sobre Práticas Internacionais», que este ano acontece em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG), de 27 a 30 de Janeiro.
Durante quatro dias, os 200 participantes receberão informação e formação intensiva num programa pensado em colaboração com o ISEG e que conta com vários intervenientes de renome, desde professores da universidade a directores de grandes empresas, abordando assuntos como o futuro das organizações no século XXI, as competências de liderança e empreendedorismo, com o intuito de os preparar para os seis meses que irão estar no estrangeiro. O evento culmina com o momento de divulgação dos destinos, a que se segue a partida à aventura fora do território nacional.
Segundo o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, que participará na sessão de abertura, «o sucesso do INOV Contacto é uma forte validação da missão da AICEP de promover a imagem de Portugal com iniciativas que criam valor para o nosso país e que contribuem para a globalização da economia portuguesa», sendo que «numa altura em que a sociedade está a mudar, o programa cria, assim, novas oportunidades que impactam positivamente estes futuros novos quadros e o seu sucesso».
No dia 27, além do presidente do Conselho de Administração da AICEP Portugal Global, a sessão de abertura contará com a presença da presidente do ISEG, Clara Raposo, e da secretária de Estado do Turismo, Rita Baptista Marques. No encerramento do seminário, no dia 30, estarão presentes o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e a vice-presidente do ISEG, Ana Morais.
A iniciar esta edição, ao longo de quase 25 anos, o INOV Contacto já colocou quase seis mil estagiários em mais de 1.200 empresas e organizações de todas as áreas profissionais espalhadas por 82 países, em locais tão variados como Estados Unidos, Espanha, Brasil, Moçambique, China, Reino Unido, Namíbia, Gana, Cazaquistão ou Irão. Nas primeiras quatro semanas após concluírem o estágio, 60% dos participantes encontram emprego, seja na empresa de acolhimento, seja numa nova entidade.
Além de terem asseguradas as viagens de ida e volta entre Portugal e o país de destino, os jovens que participam no INOV Contacto recebem uma bolsa de formação mensal, subsídio de refeição e ainda um subsídio de alojamento que varia entre os 1.500 e os 1.800 euros líquidos, de acordo com o índice de custo de vida da Organização da Nações Unidas (ONU), publicado para os países de destino.
O INOV Contacto é atualmente co-financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pelo Portugal 2020 e pela União Europeia. Venceu em 2019 o primeiro prémio a nível nacional, European Enterprise Promotion Awards (EEPA), e foi distinguido pela Comissão Europeia como um dos três projectos que melhor contribuem para o enriquecimento de competências para o empreendedorismo.
16.01.20

 

pub3