«Missão Olhar por Moçambique» Notícia

Alinhada com o propósito de cuidar da visão das comunidades onde se insere ou com as quais se relaciona, a MultiOpticas planeou a «Missão Olhar por Moçambique». Trata-se de uma iniciativa pioneira em que durante três meses os clientes doaram um total de 7.800 óculos nas lojas em Portugal. Depois de limpos, recuperados e classificados, a MultiOpticas vai realizar uma missão no terreno, entre os dias 6 e 19 de Outubro, onde uma equipa voluntária da marca, em parceria com a Helpo em Moçambique, realizará rastreios visuais em escolas.
Sob o mote «Olhar Por Moçambique», esta missão humanitária consiste em realizar rastreios visuais para identificação de necessidades de correcção nas escolas das comunidades onde a Helpo actua, próximo de Nampula, oferecendo óculos graduados às crianças, às suas famílias e aos professores que deles necessitem.
Esta iniciativa conta com a parceria da Universidade de Lúrio (onde é leccionado o curso de Optometria) e implica também a integração de alunos do último ano nas acções de rastreio e na oferta de duas bolsas de estágio em Portugal.
Carlos Almeida, coordenador nacional de projetos da Helpo em Moçambique, refere: «Acredito que esta missão tem dois pontos fortes. Por um lado, o facto de a Helpo estar a trabalhar em Nampula desde 2008 e a recolha de necessidades e a população-alvo estarem muito bem identificadas. Desde as crianças do ensino pré-escolar, aos alunos dos ensinos primário e secundário, bem como professores e pais, irá levar uma melhoria às comunidades, tendo por base o que acreditamos ser a alavanca para um futuro melhor, a educação. Por outro lado, a MultiOpticas irá doar os materiais e as maquinarias usadas nos rastreios ao curso de Optometria da Universidade Lúrio, e irá proporcionar uma riquíssima experiência prática aos seus alunos durante a missão, além de oferecer dois estágios de um mês para dois alunos se deslocarem a Portugal. Para além desta forte ajuda, irá deixar sementes para que, no futuro, as populações continuem a sair beneficiadas.»
A Helpo é uma organização não governamental (ONG) que cria programas de apoio continuados, projectos de assistência e ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário e educação em diversos países, projecto este que a GrandVision, detentora da MultiOpticas, tem vindo a apoiar desde 2014.
A iniciativa conta com o apoio institucional do Instituto Camões e de marcas como TAP, Staples, Hoya, AON, Coopervision, Artefacto e Zurich Portugal.
21.09.19

pub3