Pestana Hotel Group inspira jovem moçambicana Notícia

Mariazinha Saize, uma jovem moçambicana de 25 anos, sonha abrir uma unidade de turismo ecológico e sustentável em Moçambique e está em Portugal, com o Pestana Hotel Group, para inspirar-se nas melhores práticas a nível mundial.
As estratégias na área da sustentabilidade, a aposta na inovação e as relações com os ‘stakeholders’ são os exemplos de sucesso que o Pestana Hotel Group (PHG) vai partilhar com Mariazinha Saize, no âmbito do programa «Change», da Girl Move Academy.
Licenciada em «Ecoturismo e Gestão da Fauna Bravia», Mariazinha Saize pretende aplicar os conhecimentos adquiridos para abrir no seu país um hotel dedicado ao ecoturismo que contribua para promover o desenvolvimento local: «Portugal é um país que lidera o turismo mundial, e com esta formação no Pestana Hotel Group vou ter oportunidade de conhecer o que de melhor se faz nesta área», assinala a jovem.
Seguindo um plano de formação personalizado, desenhado pelo Pestana Hotel Group com vista ao objetivo da aposta no ecoturismo, Mariazinha Saize passa por vários departamentos do PHG para ficar a conhecer as acções em curso no âmbito da responsabilidade social, bem como as estratégias de inovação e sustentabilidade económica, social e ambiental do grupo, como se faz a gestão dos vários ‘stakeholders’ (parceiros, clientes, comunidades e outros), como funciona a operação de um hotel e ainda a área de ‘marketing’, ‘e-commerce’ e desenvolvimento de projetos digitais. A jovem é apoiada por uma equipa de mentores que a acompanha ao longo do seu estágio.

O potencial de Moçambique
Moçambique apresenta um grande potencial para a prática do turismo, e em particular do ecoturismo, uma vez que 26% do território é ocupado por áreas de conservação. Contudo, a contribuição deste sector para o produto interno bruto (PIB) moçambicano (5,6%) está muito longe das potências mundiais, como é o caso de Portugal, onde o turismo tem o peso de 13,7% no PIB. O objectivo de Mariazinha Saize é promover o ecoturismo, para que este contribua «positivamente para o melhoramento das condições de vida das comunidades e para o crescimento da economia local, resultando em geração de emprego, criação de alternativas locais de subsistência, igualdade na distribuição de receitas, melhoramento das acessibilidades, construção de infraestruturas básicas como postos de saúde e escolas e, também, ajudar na manutenção e na conservação da biodiversidade», diz a jovem.

Girl Move Academy
Através de um programa avançado de liderança e empreendedorismo social, a Girl Move Academy atua em Moçambique com o objectivo de quebrar o ciclo de pobreza e de reduzidos níveis de escolaridade entre a população feminina. Este é já o segundo ano em que o Pestana Hotel Group se associa ao projecto, para dotar jovens talentos de ferramentas que possam implementar no seu plano de carreira, de forma a optimizar o impacto directo nas suas vidas e potenciar o seu efeito multiplicador aquando do regresso ao país de origem.
No dia oito de novembro, a Girl Move Academy organiza em Lisboa o evento «Different Stories Coming Together as One» (ver aqui), que visa ser um momento de partilha de histórias e reflexões sobre a transformação positiva no mundo. Para além das Girl Movers, o evento contará com a participação do jornalista João Miguel Tavares, da bióloga Raquel Gaspar, do pugilista Jorge Pina e da fundadora da Rethaka Foundation, Thato Kgatlhnye.

O Pestana Hotel Group
Com um percurso de mais de mais quatro décadas de sucesso, o Pestana Hotel Group tem e gere 99 hotéis em Portugal e no estrangeiro, onde se dedica a proporcionar aos seus hóspedes, como refere a sua assinatura, ‘the time of your life’. Na hotelaria, o seu principal negócio, opera com quatro marcas: Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, Pestana Pousadas de Portugal e Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Presente em 15 países, tem mais de 11.500 quartos disponíveis na Europa, em África e na América e uma equipa global de sete mil colaboradores, sendo o maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa. Com o objectivo de oferecer produtos completos e mais atractivos, o grupo opera ainda em outas áreas de negócio: hotelaria, imobiliário turístico, turismo vocacional, golfe, casinos, indústria e serviços.


24.10.19

pub3