Aproximar Portugal dos países de língua portuguesa Notícia

A língua portuguesa é o principal factor que une Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, mas não é o único. Tradições, hábitos, edifícios e monumentos são algumas das características portuguesas que podem ser encontradas nesses países. Para que se descubra um pouco da história portuguesa dispersa pelos quatro cantos do mundo, a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, sugere uma viagem por cada um dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os destinos mais procurados e o preço médio de vôo em classe económica a partir de Portugal são os seguintes:
- 1. São Tomé, São Tomé e Príncipe, 630 euros;
- 2. Praia, Cabo Verde, 374 euros;
- 3. Luanda, Angola, 340 euros;
- 4. Rio de Janeiro, Brasil, 590 euros;
- 5. Maputo, Moçambique, 456 euros.

São Tomé
São Tomé e Príncipe é um país querido pelos portugueses, conhecido pela recepção calorosa e hospitaleira aos visitantes. As roças de São Tomé são muito conhecidas e também as praias paradisíacas e desertas fazem parte da oferta deste destino. As plantações de café tomam conta da paisagem e o ar quente e húmido é bem característico. Há dois ‘tours’ obrigatórios por São Tomé: a Rota Sul e a Rota Norte e Centro. A primeira leva os turistas às melhores praias e proporciona uma passagem por locais onde a gastronomia é marcante. A segunda passa pelas principais roças, como a Agostinho Neto e a Cascata de São Nicolau. Uma das opções para ficar é o Hotel Pestana São Tomé, à beira-mar, apenas a um quilómetro do centro da cidade.

Praia
Praia, a capital e a maior cidade de Cabo Verde, é uma das principais atracções do país. Fica na Ilha de Santiago, tem edifícios históricos e um mercado famoso, situado num dos bairros mais centrais – o Plateau. Uma das expressões que melhor define Cabo Verde é ‘morabeza’, que caracteriza os locais pela forma como recebem os turistas – com gentileza, felicidade e amabilidade. A gastronomia de qualquer ilha é incrível, mas na Praia a escolha é tão diversificada que se torna difícil tomar uma decisão quando chega a altura da refeição. E, por incrível que pareça, aquilo que melhor define a cidade é mesmo a quantidade de praias deslumbrantes, que lhe dão nome. O Hotel Oásis Atlântico Praiamar é uma das sugestões da momondo para este destino.

Luanda
A capital angolana, Luanda, é o centro económico do país, o que lhe confere uma importância acrescida na relação com Portugal. A baía da cidade dá as boas-vindas a quem chega e há praias para quem gosta do mar mais calmo ou mais agitado. A natureza e as paisagens soberbas facilitam na altura da escolha dos sítios a visitar. O Miradouro da Lua, um safari, as praias do Mussulo ou o Mercado Roque Santeiro são algumas das opções de visita. Os ritmos africanos, mais precisamente a ‘kizomba’, tomam conta das ruas e contagiam quem por lá passa. Se se procura uma estadia descansada e relaxada, o Palmeiras Suite Hotel é uma excelente escolha.

Rio de Janeiro
A «cidade maravilhosa» do Rio de Janeiro, não sendo a capital do Brasil, é uma das suas principais atracções. O clima e o espírito que lá se vivem são aquilo que mais atrai os turistas portugueses. É uma cidade grande e muitos dizem que é intensa, com uma grande mistura de estilos, sendo a zona sul a mais conhecida por ser uma das mais atractivas para passeios. O enorme e famoso calçadão junto às praias é perfeito para fazer desporto ou beber uma água de côco. Desde o Cristo Redentor ao Pão de Açúcar, passando pelo Leblon e subindo a Escadaria Selarón, há de tudo um pouco, para todos os gostos e todas as carteiras. O samba tem de estar no pé, porque em qualquer esquina é a música que reina. Aqui o Rio Othon Palace é uma boa escolha para ficar.

Maputo
Por fim, chegamos a Moçambique, mais precisamente a Maputo, e o encanto volta a impôr-se. Quem lá passa confirma que é uma cidade emocionante, que é impossível tirar o sorriso da cara. Ao contrário do que se possa pensar, trata-se de uma cidade calma e segura, por isso ideal para umas férias longe da confusão. Diz-se que a melhor forma de conhecer Maputo é agarrar na mochila e seguir à descoberta, pedindo ajuda e experienciando tudo o que por lá se vive. A cor do mar e as praias imensas são de cortar a respiração, sendo quase obrigatórias a da Inhaca e a do Machangulo. O roteiro deve passar pela Feira de Artesanato, Flores e Gastronomia de Maputo, pela Casa de Ferro e pelo Museu Natural de Moçambique. Quanto ao hotel, se se pretende ficar na zona central da cidade, a momondo recomenda o Villa das Mangas Garden Hotel.

Nota
Os dados de pesquisas de vôos contemplam resultados para vôos de ida e volta, em classe económica, em momondo.pt entre 01.01.19 e 02.07.19 para viagens entre 01.08.19 e 31.12.19. Os preços podem variar e as ofertas poderão já não estar disponíveis.
02.08.19

 

pub3