«International Sketchnote Camp» já este mês Notícia

Vai decorrer já este mês, de 20 a 22, em Lisboa, o «International Sketchnote Camp 2018». A organização é de Luís Gonzaga, da FULL FILL, e Daniel Lança Perdigão, da UpSideUp.
Deixamos a seguir mais informações sobre o evento e a temática abordada.
‘Sketchnote’ é o nome que o ‘designer’ Mike Rohde deu às suas notas visuais. Notas que não incluem apenas texto, incluem também rabiscos, esboços ou desenhos. É possível que algumas pessoas utilizem esta técnica mas desconheçam que tem este nome. Os mapas mentais ou mapas conceptuais são exemplos de ‘sketchnotes’.
Os ‘sketchnotes’ são importantes na formação e na consultoria por três motivos:
1) a Teoria da Dupla Codificação de Paivio. Os ‘sketchnotes’ utilizam ambos os sistemas (verbais e visuais);
2) o Efeito de Desenhar demonstrou que quando desenhamos memorizamos melhor o que queremos memorizar;
3) o cérebro compreende muito mais rapidamente uma imagem do que palavras (é caso para dizer que «uma imagem vale por mil palavras»).
Por estes motivos, quanto mais cedo formadores, consultores e restantes profissionais começarem a utilizar ‘sketchnotes’, mais eficaz será a comunicação e a compreensão.
O tema do «International Sketchnote Camp» é «O Futuro da Visualização», com três subtemas: educação, ‘business’ e ‘sketchnote tech’:
- a utilização dos ‘sketchnotes’ na aprendizagem (ensino e formação) e como ensinar os alunos e formandos a fazerem os seus ‘sketchnotes’;
- como utilizar os ‘sketchnotes’ em contexto empresarial, seja em formação, consultoria, comunicação interna ou gestão de projectos, entre outros;
- como aprender a fazer melhores ‘sketchnotes’.
O evento terá mais de 50 sessões. Por se tratar de um evento com o formato ‘barcamp’, parte das sessões serão decididas no próprio evento por iniciativa dos participantes.
Será uma oportunidade única de aprender mais sobre esta forma de aprender, comunicar e organizar ideias, de conhecer pessoas de todo o mundo que já fazem parte desta comunidade e também de integrar estas práticas no dia-a-dia. É a segunda edição deste evento, a primeira em Portugal.
Pelos temas que serão abordados, o evento será muito útil para formadores, consultores, professores, gestores de projecto e ainda pessoas ligadas à comunicação, a ‘marketing’ e a vendas.
Mais informações aqui.
06.09.18





<< Retroceder

pub3