Acreditação da AACSB para o ISEG Notícia

O ISEG – Lisbon School of Economics & Management integra desde esta semana o grupo restrito de escolas de gestão acreditadas pela AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Buniness). A acreditação da AACSB é uma das mais ambicionadas e das mais exigentes. A nível mundial, num universo de cerca de 16 mil escolas de gestão, apenas 831 são acreditadas pela AACSB, em 54 países.
Clara Raposo, presidente do ISEG, referiu: «Esta acreditação é extremamente importante para o ISEG. Coloca-nos directamente entre as melhores escolas de gestão de todo o mundo, o que tem um potencial único de atracção de alunos e professores de renome internacional. O ISEG é a escola de economia e gestão com maior tradição em Portugal. Este reconhecimento da excelência do nosso ensino vem comprovar a aposta ao longo dos últimos 107 anos num ensino plural e inovador, sempre ligado aos desafios da sociedade e no envolvimento dos alunos na investigação e na proximidade entre estes e as empresas.»
O ISEG é uma escola que atrai cada vez mais alunos estrangeiros, e não só ao abrigo do programa de intercâmbio de estudantes «Erasmus». No último ano letivo, acolheu 822 alunos internacionais, vindos principalmente do Brasil, da Alemanha, da Itália, da China, de Cabo Verde, de Espanha, de Angola e da Polónia.
A presidente do ISEG referiu ainda: «Queremos ter uma maior afirmação global, e esta acreditação enquadra-se na nossa estratégia de internacionalização: pretendemos reforçar as licenciaturas de duplo grau, ter maior oferta formativa lecionada em inglês, atrair ainda mais alunos e professores estrangeiros e aumentar as parcerias com escolas de renome internacional. E esta acreditação é imprescindível para alcançar estes objectivos.»
A acreditação AACSB coloca o ISEG no ‘ranking’ das melhores escolas de gestão do mundo e comprova que a mais antiga escola de economia e gestão em Portugal se destaca pela excelência da sua oferta formativa, da inovação e da sua abordagem de ensino centrada no aluno e no seu impacto na sociedade, três eixos que fazem parte integrante do seu ADN desde a fundação.

A AACSB
Fundada em 1916, a AACSB providencia uma acreditação especializada e reconhecida internacionalmente para cursos de gestão ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento. Alcançar a acreditação AACSB é um processo rigoroso que avalia o desempenho da escola em áreas como o ensino, a investigação o desenvolvimento curricular e a aprendizagem dos estudantes. As normas da acreditação desafiam as escolas de ensino superior a procurar excelência e melhoria contínua nos seus cursos de gestão.
Para obter a acreditação AACSB, as escolas têm de cumprir 15 normas, nomeadamente um comportamento ético, compromisso social, ligação entre o sector académico e o sector profissional, inovação, impacto na sociedade, etc. Após a obtenção da acreditação, as escolas são avaliadas a cada cinco anos para garantir o cumprimento dos critérios de avaliação.
29.11.18




<< Retroceder

pub3