Reinventar a experiência formativa Notícia

Como posição de destaque mundial em formação e desenvolvimento, o Grupo Cegos, que integra em Portugal a CEGOC, fez do ‘digital learning’ e do ‘customer experience’ duas grandes prioridades. Ao trabalhar lado a lado com empresas e formandos, está agora a reinventar a experiência de formação, com o objectivo de apoiar e acompanhar as mudanças no mundo do trabalho.
Defendendo que a mudança exige uma resposta sem precedentes, e como pioneira no ensino à distância com a criação dos primeiros módulos de ‘e-learning’ em 2001, a Cegos acaba de lançar o «4REAL», abordagem totalmente nova que se concentra na transposição operacional para longo prazo e que estará disponível no mercado português na Primavera de 2018.
Com base nos serviços de consultoria e suporte que oferece aos seus clientes, o grupo identificou três grandes problemas que a comunidade empresarial actualmente enfrenta:
- Transformação. De acordo com pesquisas do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), publicadas no estudo «HR Change Readiness», de 2015, as empresas passam pelo menos por cinco grandes mudanças a cada três anos. No entanto, 60% desses projectos são totalmente novos, contribuindo para o desenvolvimento de uma maior incerteza e de uma maior complexidade. Como resultado, as empresas encaram apenas um terço desses projectos como sendo de sucesso.
- Profissionalização. As empresas de hoje precisam de auxiliar os seus funcionários a desenvolver aptidões profissionais de forma contínua. Estima-se que no futuro os funcionários vão mudar de emprego a cada dois anos. Isso significará desenvolver não só novas aptidões técnicas, mas também interpessoais, que são essenciais para o trabalho ágil, tanto individual como em equipa, num contexto de mudanças rápidas e contínuas.
- Inovação. Para responder a estes desafios, numa altura em que os métodos de aprendizagem estão a mudar e há uma infinidade de opções de formação disponíveis, as empresas precisam de adotar uma abordagem ágil da inovação e fazer as escolhas correctas quando se trata do tema formação.
A tecnologia digital contribuiu para o desenvolvimento de uma maior oferta de programas de formação, com uma ampla gama de interacções interpessoais e digitais disponíveis, desde o uso de ‘smartphones’ em sala de aula até a criação de atividades digitais, ao lado das múltiplas possibilidades de partilhar experiências com outros através da aprendizagem ‘peer-to-peer’. No entanto, o que pode parecer adequado em termos pedagógicos e simples para o formador, às vezes pode ser complicado para o formando.
A pergunta «o programa de formação é apropriado?» já não é suficiente. Existem actualmente duas questões críticas:
- «O formando consegue aceder ao programa fácil e amigavelmente?»
- «É suficientemente inspirador para verdadeiramente envolver formandos à distância?»
Esta mudança de paradigma significa mudar de um ‘design’ instrucional para ‘design’ experiencial. Por outras palavras, entrar na pele do formando.
É com este fim em mente que a Cegos criou o «4REAL», uma nova abordagem para o formando, centrada na eficácia.
A promessa é a de resultados profissionais e de um impacto no desempenho, de forma real.
Disponíveis na plataforma ‘on-line’ «LearningHub @ Cegos», os cursos «4REAL» cumprem os quatro critérios que as organizações actuais procuram:
- Desenvolvidos em parceria com utilizadores finais, estes cursos ‘blended’ (que integram formação presencial e à distância) oferecem uma solução de formação que visa a implementação a longo prazo de práticas profissionais e permitem que os participantes aprendam ao seu próprio ritmo.
- Estes programas concentram-se na transposição do que foi aprendido para o local de trabalho: como resultado, os cursos não garantem apenas que os participantes entendam o conteúdo; produzem resultados no local de trabalho e contribuem para a melhoria do desempenho.
- Estes cursos ATAWAD (‘any time, anywhere, any device’) incluem a melhor tecnologia digital acessível a qualquer momento, em qualquer dispositivo, sempre que houver uma oportunidade adequada para aprender.
- Por fim, estes cursos são personalizáveis, para atender às questões de desempenho do tecido empresarial e permitir que cada participante aprenda de acordo com as suas próprias preferências.
Com uma variedade de opções de formação individual e em grupo, a Cegos já tem disponível cerca de 40 cursos que incluem a abordagem «4REAL», principalmente nas áreas de desenvolvimento pessoal, eficácia profissional e gestão de pessoas e projectos.
Da mesma forma, a maioria dos principais programas de formação feitos à medida são construídos com base nas quatro características da abordagem «4REAL». O mesmo irá ser aplicado a uma nova geração de cursos de formação corporativa que o grupo conta lançar em breve.
Esta nova abordagem enriquece a gama de soluções já disponibilizadas pela Cegos: ‘coaching’, aprendizagem pura em sala de aula e módulos curtos de «três horas para...», soluções testadas e que complementam a solução «4REAL», respondendo às reais necessidades dos clientes.
27.11.17







<< Retroceder

pub3