Primavera colabora com a administração pública Notícia

A Primavera BSS, tecnológica presente em Angola desde 2006, acaba de disponibilizar às empresas angolanas um mecanismo que acelera a resposta à obrigatoriedade legal de Comunicação e Registo Nominal de Trabalhadores (RENT) ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social – MAPTSS. Esta iniciativa pioneira vai eliminar trabalho burocrático nas empresas.
Trata-se da primeira vez que uma tecnológica trabalha em parceria com o MAPTSS, designadamente com o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), no sentido de simplificar esta comunicação entre os organismos do Estado e as empresas, acelerando o cumprimento desta obrigatoriedade. No seguimento desse trabalho conjunto, a partir de agora no ‘software’ de gestão «Primavera», passa a ser possível gerar e preencher automaticamente os dados do mapa RENT e a respetiva exportação do ficheiro em formato compatível para submissão na plataforma do MAPTSS, com todos os dados solicitados por esta entidade às empresas do sector empresarial público, privado, misto e cooperativo, assim como às instituições sociais, religiosas e organizações não-governamentais que tenham ao seu serviço trabalhadores assalariados.
Sérgio Lopes, responsável da Primavera no mercado angolano, referiu a propósito desta colaboração: «Este trabalho de simplificação dos processos empresariais que temos desenvolvido com o MAPTSS, particularmente com o SIAC, é mais um passo da Primavera no caminho da transformação digital das empresas. Ao longo dos anos temos caminhado nesse sentido e hoje estamos muito satisfeitos por saber que vamos acelerar o trabalho de milhares de empresas que usam o ERP Primavera [ERP, ‘enterprise resource planning’], tornando-as mais competitivas graças à eliminação do trabalho administrativo moroso e sem qualquer valor acrescentado para o negócio.»
As empresas em Angola estão obrigadas a comunicar o RENT até ao final de Abril com os dados relativos ao mês de Março e correspondentes ao ano da entrega. Desde 2015 é possível efetuar esta comunicação através do preenchimento dos dados diretamente no ‘site’ do MAPTSS ou através de submissão na plataforma do MAPTSS de um ficheiro em formato Excel.
O mecanismo agora disponibilizado pela Primavera permite a integração do ficheiro em formato Excel na plataforma do MAPTSS, o que irá eliminar a carga burocrática nas empresas que usam este ‘software’ de gestão. Paralelamente, a Primavera irá disponibilizar acções de formação ‘on-line’ sobre esta temática. Os interessados em participar podem efetuar a inscrição aqui.
O mecanismo de resposta ao RENT vai estar disponível para todas as empresas que utilizam o ‘software’ de gestão Primavera, permitindo que em Abril a comunicação ao MAPTSS já decorra de forma mais célere. Esta novidade terá um impacto muito forte na área administrativa de inúmeras empresas como a Cuca, a Endiama, a De Beers, a Escom, a Ghassist, a Oxbow, a Somoil e muitas outras que gerem o negócio com base nas soluções Primavera.
13.03.17


<< Retroceder

pub3