Apoio ao fecho das maiores lixeiras do mundo Notícia

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, é o mais recente político de alto nível a declarar o apoio à iniciativa da International Solid Waste Association (ISWA) para fechar as maiores lixeiras do mundo.
Tudo decorreu com a assinatura de um documento no passado dia 11. Em conjunto com o responsável cabo-verdiano assinaram Eurico Monteiro, vice-presidente da ISWA em Portugal e membro da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), e Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor. Foi uma clara afirmação da intenção de Cabo Verde, assinalando o desejo de trabalhar com a ISWA e a APESB, para fechar lixeiras na região. Estas associações deixaram bem claro que darão todo o apoio necessário para o bom termo desta iniciativa.
Já no mês passado, Fernando Leite deixou clara a determinação da APESB em trabalhar com a ISWA nesta iniciativa, estabelecendo um «Programa de Emergência para a Erradicação de Lixeiras de Resíduos em Países de Língua Portuguesa». Este plano de ação irá mapear e direcionar as maiores e mais perigosas lixeiras da região, apresentando propostas para a eliminação dos passivos ambientais daí resultantes, melhorando estas áreas para as comunidades locais em termos de saúde, empregos e bem-estar geral.
Fernando Leite assinalou a propósito: «Além das assinaturas, estamos a adotar novas ações, desenvolvendo uma estratégia para apoiar a iniciativa. Em primeiro lugar, estabeleceremos um plano de trabalho que incorpora a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, a CPLP. Depois de identificados as lixeiras, trabalharemos com o governo para assinalar essas zonas como de risco e emergência para intervenção prioritária.»
Esta abordagem está alinhada com o roteiro da ISWA na iniciativa para o encerramento de lixeiras.
Estes signatários de alto nível são um testemunho do impulso crescente da campanha «#CloseDumpsites» da ISWA e do trabalho desenvolvido pela APESB, reforçando a importância da cooperação da ISWA com seus representantes nacionais.
19.06.17



<< Retroceder

pub3