«Retiros Corporativos», nos Açores Notícia

Agora já é possível recorrer aos «Retiros Corporativos» desenvolvidos pela Power2Blossom, empresa com experiência em formação de competências de equipas e de profissionais individuais. Trata-se de programas com um formato personalizável, em que as equipas de trabalho disfrutam de sessões em sala e ‘outdoor’ onde fazem actividades como treino de competências, autoconhecimento e treino experiencial, num local que facilita os ‘insights’ transformadores: os Açores.
Na estrutura dos «Retiros Corporativos», a Power2Blossom inclui treino de competências, numa perspectiva mais executiva, e treino experiencial, para desbloquear o potencial criativo e de ‘insights’ pessoais. Estes módulos são sempre personalizados de acordo com os objectivos de cada cliente, equipa ou empresa e resultam de um trabalho conjunto com a Academia Fale Menos – Comunique Mais Carla Rocha.
Luísa Vasconcelos, ‘chief executive officer’ (CEO) da Power2Blossom, explica por que decidiram lançar esta iniciativa: «Ao longo dos últimos anos, tem sido cada vez maior o número de sessões de ‘coaching’ e de treino de competências que temos vindo a fazer fora de sala. Esse ‘feedback’ contínuo e a experiência no trabalho que temos desenvolvido (sabemos a importância da psicogeografia e em que medida o ambiente pode condicionar ou desenvolver ‘insights’), foi-nos levando a estruturar um conceito onde o cenário pudesse atuar como interveniente activo nos resultados dos processos de ‘coaching’ e de formação.»
Os «Retiros Corporativos» resultam numa experiência intensa onde os participantes utilizam pensamento, corpo e emoções em cada momento e têm um papel activo na formação, por oposição a uma aprendizagem feita por transferência de conteúdos previamente programados, onde não há espaço para trabalhar o potencial de crescimento individual.
Tendo em conta que o cenário actua directamente – como activador ou criador de memórias – nas dinâmicas propostas, o facto de se realizar longe do ambiente habitual e de conforto para os participantes permite aumentar o foco individual e, dessa forma, mudanças práticas imediatas. Ao retirar a pessoa do seu contexto imediato, são desbloqueados padrões, rotinas e processos mentais, activando recursos que podem estar habitualmente inacessíveis. Em regra, a energia está concentrada nas tarefas imediatas e nos processos mentais que condicionam os resultados. Um cenário diferente permite aceder a padrões mentais diferentes e, como tal, facilita resultados e o acesso a ideias e ‘insights’ criativos poderosos. Ou seja:
- o factor inspiracional, criado pelos formadores, reforça a motivação, abre novas possibilidades e gera confiança para, a partir de novas memórias, se reprogramar a capacidade de planear uma vida pessoal e profissional memorável;
- tomar decisões num local inspirador reforça a visualização do sucesso das mesmas; em equipa, propicia a ligação entre os diferentes elementos, cria memórias comuns e propicia os ‘insights’ e a resolução de desafios;
- a aprendizagem experiencial produz efeitos emocionais positivos e aumenta a autoestima e o sentido individual de propósito e de valor pessoal.
Os Açores revelam-se um espaço privilegiado para estes «Retiros Corporativos». Além de serem um destino fortemente inspirador, em termos de infraestruturas – transporte, estadia, restauração e actividades locais –, existe já uma oferta tão diversificada e com qualidade que permite criar experiências de formação verdadeiramente memoráveis.
Hotel Royal Garden, Azores Airlines, Futurismo, Autatlantis, Barriga de Freira, Herdade do Cebolal e Adega Virtual são os primeiros parceiros a aderir à iniciativa.
De assinalar que a Power2Blossom foi criada em 2013. Tem como missão apoiar os seus clientes no desenvolvimento pessoal através de ferramentas adequadas para os objectivos concretos de cada empresa ou indivíduo. Disponibiliza serviços para executivos e equipas: Formação Empresarial; Corporate Welness; Desenvolvimento de Projetos; Auto Conhecimento; Vendas e Comunicação; mas também para profissionais individuais, pais e educadores, adolescentes e crianças, estudantes de Erasmus e expatriados. Com forte experiência principalmente em sectores como banca, seguradoras, imobiliárias, advocacia, hospitais e clínicas privadas, já tem no seu portfólio clientes como Remax, Santander Totta, José de Mello Saúde, K. Williams, Colégio do Castanheiro, Novo Banco, Deloitte, Jumbo, LIDL, Teleperformance, Águas de Portugal, Mary Kay, Oriflame, Amway, AKI e Sonae. Em termos de ‘coaching’ executivo, os profissionais que mais recorrem à empresa são directores-gerais, solicitadores, advogados, médicos, arquitectos e empreendedores em geral.
21.11.16



<< Retroceder

pub3