«TOP Líderes Luanda» ainda este mês Notícia

Por acreditar que os programas de desenvolvimento devem estar completamente ajustados quer às pessoas, quer aos mercados, a Jason Associates adaptou o seu programa «TOP Líderes» para uma edição em Luanda, num formato que considera mais atractivo, mais condensado e mais competitivo. Terá a duração de um dia e meio (27 e 28 de Maio) e será muito orientado para os líderes em acção, ou liderança em tempo de crise – lideranças preparadas para agir num contexto volátil e imprevisível e que focam a sua actuação no ‘emporwement’ que dão às suas equipas.
O programa será personalizado, ou seja, os conteúdos serão desenhados após a recolha de informação sobre cada participante. Contará com um dia de formação em sala adaptada a cada participante; começará com recolha de informação prévia sobre o estilo de liderança dos participantes, que será trabalhada pelos consultores antes do evento. E terminará com uma grande conferência final.

Primeiro dia (parte I)
Será utilizada a metodologia «MBTI – Myers-Briggs Type Indicator», que avalia quais as preferências naturais (em oposição às competências adquiridas) dos indivíduos. Avalia aquilo que é mais natural e imediato. Não avalia carácter, nem classifica se uma personalidade é melhor ou pior, apenas indica que perfil tem uma pessoa e que características este perfil lhe confere.
Esta sessão permite trabalhar a liderança do eu, sendo uma fase de introspecção em que cada líder é desafiado a pensar como se pode liderar melhor a si próprio e, consequentemente, liderar melhor os outros. Uma pessoa conhecendo o seu perfil e aquilo que são as suas preferências naturais (e consequentemente o que está fora da sua zona de conforto), consegue perceber o que pode potenciar e como pode antecipar situações que lhe sejam mais adversas. Paralelamente, conhecer o perfil da sua equipa permite-lhe adaptar as decisões a cada um dos seus elementos.

Primeiro dia (parte II)
A organização defende que no mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) todos os líderes devem estar preparados para gerir as suas equipas em cenários hipotéticos. Será então realizada uma simulação, ao longo da qual o participante terá de tomar decisões como: promover ou despromover, despedir colaboradores ou mantê-los, comprar ou não comprar, investir ou consolidar, etc.
Durante esta simulação, o participante receberá informação importante dos vários ‘stakeholders’ da empresa e terá de tomar decisões no imediato (mesmo que a sua opção seja não agir). Essas decisões terão impacto nos seus resultados: quer comportamentais, quer de negócio.

Primeiro dia (parte III)
Vendo a partilha de conhecimento como um factor fundamental no desenvolvimento dos líderes e no crescimento das empresas, a organização do evento assume que no contexto de mudança constante e volatilidade dos mercados as empresas que mais informação tiverem serão as mais preparadas para agir de forma estratégica. E assinala que este é o primeiro programa de liderança com foco na partilha de conhecimento entre líderes de diferentes sectores do mercado angolano.
O programa contará com a partilha de boas práticas de liderança, que levaram a resultados de sucesso, mas também com os grandes erros cometidos pelos líderes.

Segundo dia
O programa «TOP Líderes Luanda» terá no segundo dia uma conferência com oradores que mostrarão diferentes perspectivas da liderança no contexto actual. Os conteúdos das intervenções serão inspiradores e ilustrados com exemplos práticos em áreas transversais ao tema da liderança.
Serão três os oradores:
- Maria Belón – sobrevivente do ‘tsunami’ na Tailândia em 2004, faz o paralelismo entre um ‘tsunami’ real e os ‘tsunamis’ que diariamente surgem nas empresas;
- Pedro Vieira – ‘coach’ que se interessa por ajudar pessoas altamente comprometidas com os processos que são apresentados, utilizando uma variedade de técnicas para estimular progresso nos seus clientes;
- Pedro Brito – ‘managing partner’ da Jason Associates, que no evento abordará o papel dos gestores de pessoas no comprometimento emocional e o respectivo impacto nos resultados de uma empresa;
- um orador angolano – que partilhará uma experiência de vida no contexto do mercado angolano.
No final do evento, será lançada uma plataforma de ‘follow-up’ do programa, com testemunhos, vídeos e artigos. Será ainda entregue um livro criado para o evento com as histórias dos líderes que tenham participado.
Mais informações aqui.
16.05.16



<< Retroceder

pub3